Um Abraço Ajudaria

Acho que dois tipos de pessoas acabam se destacando. As que passaram por coisas muito difíceis e que por conta disso devolvem ao mundo um jeito mais doce de lidar e de viver, meio como se dissessem, “pra mim foi tão duro, não quero que seja assim pra você.” E existem as que passaram por coisas muito difíceis e devolvem ao mundo um pouco desse amargo, como se dissessem, “se eu sofri, então você também vai sofrer.”

Eu já senti o ímpeto de ser grossa com atendentes de telemarketing todas as vezes que percebia aquela má vontade. E agora me lembro de uma pessoa que me disse para pensar no salário que atendentes de telemarketing ganham, nas horas que trabalham, no ambiente que os cercam, tudo em volta, coisas que eu não considerava. E sempre que penso nisso, desisto de dar o troco.

Mas eu tenho a impressão que dar esse amargo é muito mais fácil e acaba viciando. Vicia como aquele cafezinho que a gente toma ao longo do dia e acaba perdendo a conta de quantos copinhos já foram. Você não entende o porquê das mãos trêmulas, o estômago ardendo, os dentes escuros e o coração saltando do peito. É o cafezinho, mas pode ser a maldadezinha. Nunca se sabe.

Por outro lado, devolver um pouco de doçura, quando quase não se ganha doçura, é um desafio. Mas indo aos poucos a gente pega o hábito. O mundo não é um conto de fadas, mas não precisa ser um pesadelo.

Nossa vida é cheia de alegrias, tristezas, momentos de fúria, de revolta, de alegria, de contentamento. Passamos por tantos altos que um gráfico de frequência cardíaca representa bem o que é a vida em si.

E eu me lembro bem de um momento em que estava só em baixa. Aproveitei uma crise banal para chorar todos os choros que havia acumulado dentro de mim, e uma pessoa, me vendo nessa situação, perguntou como poderia me ajudar.
Em seguida ouvi uma pessoa perguntando em tom de deboche:
– O que ela quer? Um abraço?

E agora eu fico aqui me perguntando, quantos cafés você tomou hoje?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s