Eu tô falando sozinha

Dois livros que li esse ano e que  guardei no coração: Todas as crônicas da Clarice Lispector e Crônicas Volume 1 do Bob Dylan.
Além da escrita em crônica, a semelhança entre os dois está em ver beleza no simples, no comum, nas pequenas coisas.
Clarice era uma mulher que conversava com real interesse com pessoas do cotidiano. Ela conversava com os taxistas, e até quando estava de saco cheio e não queria papo, acabava ouvindo e prestando atenção no que eles tinham a dizer. Taxistas renderam lindas crônicas pra Clarice. Ela ouvia estudantes e percebia como o mundo havia mudado, escutava suas empregadas domésticas e escreveu sobre elas e suas histórias de amor.

No livro do Bob Dylan, ele conta sobre uma conversa que teve com um pequeno comerciante, essa é uma das minhas partes favoritas no livro. Em outro momento, ele conta que estava muito desanimado e perdido, pensando em largar – ou a turnê com o Tom Petty ou a gravação de um disco, não me lembro agora – quando ele entrou num bar onde músicos de jazz estavam se apresentando, músicos comuns. E enquanto ele observava como um dos músicos tocava, ele entendeu que poderia voltar a tocar se lembrasse como aquele músico estava tocando ali naquele bar. Encontrou inspiração num músico desconhecido.

Amo esses dois livros porque me encontrei um pouco nos dois. Os dois me lembram um poema de Mário Quintana chamado As Coisas. Vou deixar a parte final do poema aqui:

E deixa-me dizer-te em segredo

um dos grandes segredos do mundo:

— Essas coisas que parece

não terem beleza

nenhuma

— é simplesmente porque

não houve nunca quem lhes desse ao menos

um segundo

olhar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s